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terça-feira, 29 de dezembro de 2020

ENTREVISTA- Encarregada de Educação- EB Bernardim Ribeiro

 Entrevista à Encarregada de Educação pertencente à Associação de pais da EB Bernardim Ribeiro.

Ana Flores- mãe de Ana Beatriz Flores- 4º Ano Turma A

Cara Encarregada de Educação Ana Flores, obrigada pela disponibilidade em participar na entrevista sobre: “A nova forma de estar na escola perante a pandemia”

Após o confinamento social e as férias escolares, começavam os preparativos para o regresso à escola.

Que expectativas teve neste regresso às aulas?

 As expetativas foram bastante grandes como iria ser o regresso às aulas, e como iria a escola funcionar em termos de limpeza, como iria ser a entrada das crianças, como iriam reagir as auxiliares com as crianças e as crianças com as auxiliares, todo o ambiente que seria espectável para todos, onde estariam estar todos de máscara, pelo menos os adultos.

 Foi uma altura muito preocupante. Tivemos uma reunião com a professora, que nos enviou os documentos essenciais como o Plano de Contingência, explicando como iria funcionar, como é que os alunos iriam estar divididos, que foi um ponto crucial para nós pais, para ficarmos um pouco mais descansados ao sabermos que a escola estava preparada para os receber em segurança.

 Qual o maior receio neste regresso às aulas presenciais?  

 No caso da Beatriz, usa máscara pois poderá ter uma doença autoimune, e a preocupação como pais é que ela não apanhasse o bicharoco, o nosso amigo Covid, e foi muito preocupante derivado a não ser obrigatório na idade dela o uso da máscara. Ela usa a máscara, conversamos com ela antes de começar a escola, pedimos a opinião dela, se ela era capaz de usar a máscara, que nós como pais achávamos que deveria usar. Ela disse que sim, que achava que tinha de usar e que se sentia mais segura usando a máscara e indo para a escola que era o que ela queria.

  Então, pela opinião de alguns pais seria mais seguro, mesmo não sendo obrigatório usar máscara, usarem a máscara enquanto frequentam a escola?

 Na minha opinião, acho que os alunos do 4º ano deveriam ter a obrigatoriedade do uso da máscara, pois já têm uma certa maturidade, pois se já conseguem fazer pesquisas na internet, já conseguem ser bloggers ou youtubers, também conseguem usar uma máscara e têm maturidade suficiente para saberem os perigos que existem e para saberem quando podem tirar e quando não podem tirar, que não é para brincar com a máscara e que se trata de um assunto sério. Devem ter a preocupação da sua saúde e com a saúde dos colegas.

Acha que todos os pais manifestaram o mesmo receio?

 O maior receio era a transmissão do vírus entre eles, e também o facto de não conseguirem respirar com a máscara, ou mesmo andarem a trocar de máscara entre eles e acharem o assunto engraçado, com emprestarem as máscaras pois umas podiam ser mais giras umas que as outras. São situações que podiam acontecer.

  Quais as recomendações que fez à sua educanda no regresso à escola, perante a situação de pandemia?

      Nós já tínhamos essa logística desde que chegávamos a casa e ela via o que fazíamos. Até temos uma caixa onde metemos o calçado logo à entrada e vai diretamente para a casa de banho para ser desinfetado. Cada um de nós vai para a casa de banho e toma banho. Ao ver esta logística, de desinfetar as mãos e tirar a máscara, que tentamos passar para quando fosse para a escola: ter de desinfetar as mãos, ter cuidado com a máscara, a cada 4 horas ou quando sentir que a máscara está húmida tem de a tirar, mas principalmente as mãos muito bem lavadas.  

    Acha que os outros pais também tiveram essa preocupação em ensinar aos seus educandos as diretrizes para uma prática de higienização?

 Acho que não. Os pais com quem lido no dia a dia pensam que são demasiadas exigências para a idade deles, acham que é muita informação e que não têm necessidade disso, não precisam de ter tanta informação e que é um exagero.

 Na maioria, os alunos adaptaram-se bem à nova rotina na escola?

Acho que vai muito da prática de casa, acho que se virem os pais a fazer, se os pais tiverem isso tudo muito bem otimizado, as crianças também o irão fazer. Para os miúdos, no início era tudo uma novidade, tudo muito engraçado, vamos experimentar. Mas agora estão numa fase em que estão cansados, tal como nós estamos cansados de usar máscara, estamos cansados desta logística e às vezes acabam por desistir de usar máscara, estarem mais desleixados, porque estão cansados.

  Para crianças até ao 2º ciclo, não é obrigatório o uso de máscara.

Qual a opinião dos pais relativamente ao uso da máscara?

  O que vejo pela turma é metade com máscara e metade sem máscara. Uns são de acordo, outros não são de acordo, porque acham que faz mal e que não têm idade para isso.  

 Como conseguiram os pais transmitir aos filhos, que não devia dar abraços e beijinhos aos amigos?

Foi difícil. Como pais tivemos tempo, ao longo dos meses que estivemos em casa, de transmitir que quando voltassem à escola que as coisas já não seriam as mesmas. Os amigos estão lá, é verdade, não vão ter as mesmas brincadeiras, mas basta um simples olhar ou um “Olá”, o simples dizer “Gosto de ti”, acho que para eles lhes vale muito. Foi difícil, mas aqueles meses que estivemos em casa ajudou-os a prevenirem-se para não deixarem de ser amigos. As brincadeiras teriam de ser outras , os beijinhos substituídos por cotoveladas, um pezinho a bater um no outro, com a devida distância. 

Existe uma preocupação, por parte das escolas, em garantir a higienização e a segurança com os alunos, professores e assistentes operacionais.

 Dentro da comunidade dos pais, também existe essa preocupação?

 Ao nível da escola estamos surpreendidos pela positiva. A escola está muito bem preparada, para os receber e para continuar a ter os alunos em segurança. A nível de pais nós estamos descansados, pois a escola demonstra uma boa higienização.

 Qual a opinião relativamente às normas de segurança e à implementação do Plano de contingência nas escolas?

 Pela análise do Plano de Contingência, estava bem demonstrando que tinha sido realizado atempadamente, estava pensado no bem-estar e segurança das crianças, como os iriam receber, e principalmente que também precisavam de espaço para brincar. Foi importante implementarem as “bolhas” , para que as crianças possam estar em segurança, explicando como podem circular em segurança pela escola.

 Quais os procedimentos que poderiam ser melhorados nas escolas, nesta fase?

A única sugestão que tínhamos no início do ano era mesmo as divisórias em acrílico para as mesas, quer em sala de aula quer no refeitório. Mas como, os alunos já cumprem no refeitório , turnos diferentes… Na altura pensamos que seria uma solução para evitar mais contágios. Mas analisando a situação, passados estes 3 meses, a escola está a trabalhar muito bem, com as medidas aplicadas, pelo que dispensaríamos os separadores. 

 

         Agradecemos desde já a sua colaboração.

Como está diferente, este ano, a nossa escola...

Saída do pavilhão sul

Subida para o 1º Piso, pavilhão sul

Saída pavilhão sul

Subida 1º andar, pavilhão norte

Dispensador de desinfetante

Acrílico no gabinete de Coordenação para atendimento


Marcações para as turmas no recreio

Marcação para as turmas no recreio

Marcação para as turmas no recreio






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